Em outubro de 2024, a partir de Madrid, fizemos um bate e volta a Toledo, localizada na região de Castilla-La Mancha, a cerca de 70 km de Madrid. Trata-se de uma das cidades mais históricas e encantadoras da Espanha.
Embarcamos em um trem na estação Atocha às 10h15 e às 10h50 já estávamos lá. Compramos as passagens de volta na mesma ocasião, para 16h25, com chegada às 17h em Madrid (€22/pessoa - ida e volta). Muito importante adquirir as passagens com antecedência, pois no dia, víamos que já não havia disponibilidade.
Chegando na estação de trem de Toledo, basta seguir o fluxo por uma breve caminhada, brindada com uma linda vista, até a Ponte de Alcántara que cruza o rio Tejo – a primeira atração desta cidade.
O Museu de Santa Cruz, que nem estava nos nossos planos, surgiu enquanto seguíamos para a Catedral. Ele ocupa o antigo Hospital de Santa Cruz, fundado pelo Cardeal Mendoza no final do século XV para cuidar de órfãos e doentes. A construção se destaca pelo seu pátio central, escadaria monumental e um belíssimo portal decorado. A visita é gratuita.
A partir daí, seguimos para a impressionante Catedral de Toledo, uma das maiores catedrais góticas da Espanha, construída entre os séculos XIII e XV. Um espetáculo difícil de descrever.
Catedral de Toledo
Exploramos seu interior magnífico, que inclui belos vitrais, o coro esculpido, pinturas de El Greco, e o Tesouro com o ostentoso monstrance de ouro.Também recomendo comprar as entradas pelo site oficial, com antecedência (€12/pessoa).
A seguir, ao explorar a cidade passamos por várias atrações interessantes como:
A antiga mesquita, hoje Ermita Cristo de la Luz:
Na plaquinha da foto acima lê-se:
Conta a lenda... que no dia em que Alfonso VI entrou em Toledo, em 1085, seu cavalo O cavalo dele se ajoelhou sobre uma laje branca em frente à mesquita, eles entraram no templo e viram uma luz vindo de uma parede. Eles escavaram e encontraram um Cristo crucificado que ali estava escondido, para proteção, junto com uma lâmpada que ainda ardia, por isso o chamaram de Cristo da Luz.
A icônica Puerta de Bisagra, um dos portões principais de entrada de Toledo:
A hora do almoço se aproximava e elegemos o Bar Skala, uma autentica taberna de comida simples, manchega, onde servem salmorejo, raciones, pinchos e tapas, como as tradicionais papas bravas.
Pedimos um carcamusas à toledana, típico guizado de carne de porco, bem temperado, levemente adocicado e apimentado, servido com uma cesta de pães. Mais duas cañas (chops) e ficamos satisfeitos.
O horário
do nosso trem se aproximava, então seguimos para o Alcazar de Toledo só para
uma espiada externa mesmo. O Alcazar é um antigo palácio e fortaleza que hoje abriga
o Museu do Exército.
Em frente, estátuas dos carismáticos personagens Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.
Logo após o Alcazar, uma grata surpresa: um amplo terraço no parque Corralillo de San Miguel como uma vista lindíssima.
No dia seguinte, nossa aventura continuaria pelas cidades medievais de Castilla e Leon!
Você pode contribuir com este post comentando logo abaixo! : )
Nenhum comentário:
Postar um comentário