Translate

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Jericoacoara

Em nossa viagem para Jeri, em agosto do 2017, tivemos a chance de estrear o primeiro voo de Campinas para o novo aeroporto da cidade, inaugurado em Julho.

Jeri

Sim! Jeri agora possui um aeroporto que, até então, recebe voos diretos de Recife e Campinas, o que encurtou bastante a viagem, que antes incluía de 4h a 6h de estrada da capital Fortaleza para a vila.

O novo aeroporto fica a cerca de 1h de Jeri e o trajeto deve ser feito por um veículo 4x4,  geralmente uma Hilux – a propósito, nunca vi um lugar com tantas Hilux como Jeri. O que ocorre é que grande parte do percurso é feita pela praia – pela areia mesmo! – e só uma 4x4 para dar conta do recado sem atolar.

A caminho de Jeri

Em Jeri há várias pequenas empresas de transporte que oferecem estes transfers. Recomendo verificar com antecedência diretamente com uma delas, pois os hotéis costumam cobrar mais caro. O preço por pessoa gira em torno de R$60,00 por trecho, sendo que traslados exclusivos são um pouco mais caros.

Assim que chegamos em Jeri já sentimos um primeiro impacto. As ruas da vila são todas de areia, ou seja, você já desce do carro retirando seus sapatos e entrando no clima “pé na areia”. Deixem os sapatos fechados e os salto-altos em casa. Aqui o que se usa são chinelos e sandálias, inclusive nos restaurantes.

As pessoas são muito solícitas e gentis. Sentimos isso a todo momento.

Há pousadinhas com diárias bem acessíveis (cerca de R$150,00 / casal) e poucos hotéis que oferecem um pouco mais de luxo, localizados na praia e que cobram de R$600,00 a R$1200 / casal.

Como destaques para hospedagem, vou citar o My Blue (antigo Mosquito Blue), no qual nos hospedamos por uma noite devido à uma pequena confusão do nosso hotel com nossa reserva; o Blue Residence, nosso hotel; e o Essenza – aquele que possui as piscinas individuais nas varandas dos quartos. Todos pertencem ao mesmo grupo e todos ao estilo “pé na areia”. É claro que há várias outras opções, mas estes foram os que tivemos mais contato.

Essenza

O My Blue é o que possui o melhor custo benefício ao meu ver. O valor da diária era bem menor e ele era muito similar ao Blue Residence. As diferenças se resumem em: Os quartos do Residence são infinitamente maiores e mais modernos e a área de lazer do My Blue era surpreendentemente melhor do que a do Residence, bem como o serviço dos garçons.
My Blue

My Blue (o café da manhã do My Blue e do Residence é servido na praia...)

O Essenza fica exatamente ao lado do Residence Blue, mas com este só mantivemos contato visual! Rs.

Essenza (Foto: Divulgação)

A faixa de areia é relativamente pequena, assim como a vila. Em todos os hotéis “pé na areia” pelos quais passamos, observamos que havia um restaurante de praia que também atendia não hospedes e serviam almoço e jantar a bons preços, diga-se de passagem.

Restaurante do Residence Blue

Jeri

A vila em si é muito agradável e à noite fica ainda mais charmosa com toda sua iluminação cênica. Muitas lojas só abrem às 16h e fecham às 23h para atender ao maior fluxo de turistas que só saem da praia após o lindo pôr do sol.

Por falar nele...
Pôr do sol em Jeri

O pôr do sol em Jeri é um evento. Todos os dias, por volta das 17:30h, as pessoas sobem a famosa duna de Jeri para assistirem de camarote a esta maravilha. Vou deixar as fotos dizerem por si, apesar de que, certamente não fazem jus ao que se vê ao vivo.

Pessoas subindo a duna para o pôr do sol em Jeri

Duna de Jeri

Pôr do sol em Jeri

Finalmente, vamos à praia!

Jeri

Me senti no Caribe! Águas cristalinas, sem ondas, com ótima temperatura e com aquela tonalidade linda de se ver. Os barcos dos pescadores dão ainda mais charme. De vez em quando passa um cavaleiro a toda velocidade. Chama a atenção de todos.

Há crianças, casais, senhores, brasileiros e muitos, muitos gringos.

Jeri é famosa internacionalmente quando o assunto é kitesurf. Muitos praticantes vêm a Jeri em busca das águas calmas e ventos forte para esta prática. Os mais experientes se concentram na praia do Preá. Já na praia de Jeri o que se pratica é windsurf e stand up paddle.
Windsurf e Kitesurf em Jeri

A comida de Jeri nos agradou muito. Vale sempre lembrar que antes de sair para jantar em um lugar onde não se conhece nada, uma olhadinha no Trip Advisor geralmente lhe garante bons momentos!

Elegemos o Restaurante Tamarindo para jantarmos e acabamos retornando na última noite! Comida e ambiente de primeira qualidade.

Restaurante Tamarindo

Outra dica valiosa! Não deixe de provar o sorvete da Gelato e Grano. Não fica devendo nada aos gelatos da Itália.

Se desejar aquela carne de sol com manteiga de garrafa, baião de dois e mandioca frita, vá até o Restaurante Rústico e Acústico.

Restaurante Rústico e Acústico

Voltando às atrações da região, há um passeio de buggy de aproximadamente 6h que não se pode deixar de fazer. Combinamos o passeio com o mesmo motorista que fez nosso transfer de chegada. Nos buscaram no hotel às 9h e partimos para a famosa pedra furada – cartão postal do Ceará.

Caminho para a Pedra Furada

Pedra Furada

Em seguida, fomos conhecer as lagoas. No caminho fizemos uma parada na árvore da preguiça, que ficou com o formato da foto abaixo devido à força dos ventos.

Árvore da preguiça

Após esta paradinha rápida para fotos, saímos para o que mais interessava. As lagoas que vemos nos banners turísticos de Jeri!

A primeira que visitamos foi a Lagoa Azul. Muito bonita. Possui uma estrutura básica para atender aos turistas. Equivocadamente me arisquei no stand up paddle e confirmei que não nasci para esportes náuticos (este seria um caso à parte!). Bom, recomendo ficar o mínimo possível aqui e partir logo para a Lagoa do Paraíso.

Lagoa Azul

Agora sim.

Toda a fama da região e do nome da Lagoa fazem jus ao que se vê.
Lagoa Paraíso

Águas muito azuis, um belo restaurante com estrutura completa para atender aos banhistas e aquelas famosas redinhas coloridas dentro das águas calmas da lagoa. Dá vontade de voltar.

Este restaurante possui ainda uma área VIP que pode ser usufruída pagando-se a bagatela de R$200 / casal. Luxo puro. Possui até uma hidromassagem.

Lagoa Paraíso - Área VIP

Finalmente, posso dizer que a experiência em si ficou acima de minhas expectativas e que anseio por voltar em breve e, desta vez, com meus pimpolhos.

Se tiverem dúvidas ou comentários, basta colocá-los logo abaixo! : )