Translate

quarta-feira, 10 de julho de 2019

2 dias em Roma

Roma é uma cidade incrível que transborda arquitetura, história, arte e gastronomia.

Fontana di Trevi

Massa Pici

Há também a loucura do trânsito agitado, as buzinas insistentes e as vespas que parecem não ter freios.

Estivemos em Roma em um mês de maio considerado o mais frio das últimas décadas, no entanto, em nada o clima atrapalhou.

Estávamos hospedados entre o Vaticano e o rio Tibre e fizemos praticamente todo o passeio a pé pois, adoramos “bater perna”.

Chegamos ao aeroporto Fiumicino ao meio-dia e, assim que saímos do terminal, nos deparamos com um ônibus que já estava quase saindo para Roma. Pagamos 6 euros, cada, e seguimos confortavelmente e tranquilos, pois, mesmo sem conhecer seu itinerário, fomos informados que as paradas programadas eram no Vaticano e na estação Roma Termine.

Seguimos a pé, por cerca de 5 minutos, da parada do ônibus até nosso hotel.

Após fazermos nosso check-in, seguimos em busca de uma ponte no rio Tibre para visitarmos alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Roteiro do 1o dia (clique para ampliar)

Antes de cruzarmos o rio, passamos pela bela praça Cavour, localizada em frente ao imponente edifício da corte suprema.

Corte Suprema

Piazza Cavour

Enquanto cruzávamos a ponte Umberto I, tivemos uma bela visão da cúpula da Basílica de São Pedro. Excelente para fotos.

Rio Tibre e Basílica de São Pedro

Seguimos para a região próxima à Piazza Navona que é uma das principais atrações de Roma. Ampla, histórica, movimentada, repleta de lojinhas, restaurantes, gelaterias e pizzarias: imperdível.

Piazza Navona

A Piazza Navona possui três monumentais fontes, dentre elas a icônica Fonte de Netuno.

Fonte de Netuno, na Piazza Navona

Fontana dei quattro Fiumi (Fonte dos quatro rios), na Piazza Navona

Piazza Navona

Almoçamos em uma Osteria localizada na Via del Governo Vecchio que servia massas deliciosas. Esta viela é cheia de boas opções para almoço, lanche ou simplesmente comer um tiramissú.

Satisfeitos após nos deliciarmos com uma das melhores culinárias do mundo, seguimos para o Panteão e Fontana di Trevi, praticamente coberta pela multidão, como sempre.

Panteão

Fontana di Trevi

Multidão na Fontana di Trevi

Cansados, devido ao longo voo, finalizamos aqui o nosso primeiro dia em Roma.

O dia seguinte começou com uma visita ao Vaticano. Para detalhes sobre esta visita incrível, clique aqui.

Neste segundo e último dia em Roma, após nossa visita à cidade do Papa, voltamos à Via del Governo Vecchio para almoçarmos. Nos encontramos com um amigo que há alguns anos mora em Roma e, a partir de então, pode-se dizer que passamos a ter um guia muito especial. Partimos rumo ao Coliseo, que não poderia ficar de fora desta viagem, claro. Passamos novamente pela Piazza Navona e fizemos um pequeno desvio para conhecer a pizzaria mais antiga de Roma, a Antico Forno Roscioli, localizada na Via dei Chiavari.

Pizzaria Antico Forno Roscioli

Delícia! Massa fina e crocante, molho de tomate e mozarela com sabores inigualáveis.

Continuamos nossa caminhada e fizemos uma breve pausa para experimentarmos um tiramisu diferente e delicioso. Ele é servido com uma cápsula de café entre o biscoito e o creme para ser “estourada” pelo próprio cliente.

Tiramisu

Continuamos rumo ao Coliseo, afinal, ir à Roma e não vê-lo é como ir à Paris e não ver a Torre Eiffel. No caminho há várias pérolas, e os 2km de distância que o separam da Piazza Navona nem são percebidos.

Primeiro entramos na surpreendente Igreja de Jesus (Chiesa del Gesú), onde a mais impressionante característica da decoração interior é o afresco no teto da nave, o grandioso "Triunfo do Nome de Jesus", de Giovanni Battista Gaullique. A igreja possui um espelho em sua base só para admirarmos a obra em sua abóboda cilíndrica, que mais parece estar saltando de seu plano, com nuvens que parece escorrer pelos cantos.

Teto da Igreja Jesuíta

Reflexo do Teto da Igreja Jesuíta

Caminhamos mais alguns metros e nos deparamos com o famoso e imponente memorial em mármore em homenagem a Victorio Emanuelle, personagem importantíssimo na história italiana, responsável pela reunificação do país no século XVII.

Monumento a Victorio Emanuelle

Passando pela Via dei Fori Imperiali, rumo ao Coliseu, contemplamos à suas margens os Fóruns de Trajano, César, Augusto, dentre outros.

Forum Romano

Chegamos ao Coliseu e nos deparamos com ele em tons alaranjados, iluminado por um pôr-do-sol de primavera.

Coliseo

Após batermos fotos de todos os ângulos possíveis, subimos o monte Paladino que fica logo ao lado e pudemos contemplar vistas incríveis da cidade.

Vista a partir da subida ao Paladino

Já eram mais de 20h, mas ainda havia luz e animação para continuarmos.

Embarcamos em um metrô em frente ao Coliseo rumo a Piazza di Spagna.

Piazza di Spagna

Lá tomamos outra garrafa de vinho acompanhada de deliciosas brusquetas de tomates e cogumelos e seguimos para os jardins da Villa Borghese.

Jardins da Villa Borghese

Do alto do Monte Pinciano, batemos esta linda foto da Piazza del Popolo.

Piazza del Popolo

Quando percebemos já era meia-noite. Nem vimos a hora passar!

Roteiro do 2o dia (clique para ampliar)

No dia seguinte fomos para a principal estação de trens da cidade, Roma  Termine, e partimos para a Toscana.

Para saber como foi nossa visita ao Vaticano, sem enfrentar filas, clique aqui.

Para saber como foi nosso roteiro de três dias pela Toscana (Florença, San Gimignano, Siena, Pienza, Montalcino, Montepulciano, etc), clique aqui

Se tiverem dúvidas ou comentários, basta colocá-los logo abaixo! : )