Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Roteiro de trem pela Alemanha durante a Pandemia

Estivemos na Alemanha em novembro de 2021, quando os indicadores pandêmicos estavam favoráveis no Brasil, porém em ascensão na Europa. Foi preciso manter certos cuidados de distanciamento e uso de máscaras, apresentar o certificado de vacinação para entrar em restaurantes, mas nada que comprometesse a satisfação de poder voltar a viajar após dois anos de restrições e fronteiras fechadas.

Portão de Brandemburgo - Berlim

Fizemos um roteiro ousado para 12 dias, passando por oito cidades, e valeu a pena! A saudade de viajar estava forte e, mesmo com uso de máscaras e sob restrições foi possível aproveitar e curtir bastante.

Optamos por realizar os deslocamentos de trem, que proporcionam viagens agradáveis, pontuais e que sempre têm paradas em Estações Centrais.

Estação de trem

Chegamos muito animados em Berlim e ficamos duas noites. Aproveitamos o gás extra de início de viagem e “batemos perna” durante todo o dia. Como fomos no final do outono e o frio já mostrava suas caras (cerca de 5 graus positivos), não havia tantas horas de luz. O sol nascia por volta de 8h e se punha entre 17h e 18h.

Palácio do Parlamento de Berlim

Nesta época, as cidades estão bem mais vazias e os preços são melhores do que no verão europeu, em contrapartida, temos esta redução de tempo para “turistar”. Vale lembrar que em julho há luz até 21h e o dia rende muito mais.

Promenade do rio Spree

Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche

Voltando a Berlim, após percorrer os principais pontos da cidade, paramos em um restaurante do outro lado do Tiergarten e, cansados, resolvemos alugar uma daquelas patinetes elétricas, por aplicativo. Forma econômica e prática de se locomover. E divertida, claro! :  )

Ao longo do Tiergarten, principal parque de Berlim, há várias esculturas. Ao fundo "Siegessaule"

Dica: após visitar o Tiergarten, passe pelo Portão de Brandemburgo e caminhe pela Unter den Linden até a Berliner Dom, que fica ao lado da ilha dos museus. Trata-se de uma caminhada por uma das avenidas mais belas do mundo!

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

NOTA: Se desejar ver um post mais completo sobre Berlim, sugiro clicar aqui para leitura do relato de minha primeira passagem por lá!

Na manhã do dia seguinte, seguimos de trem para Dresden. Cerca de 1h40 em um ICE, um dos trens mais rápidos da Alemanha. A viagem foi tranquila e seguimos a pé para nosso hotel, que se localizava perto da estação e do centro histórico.

Caminho à beira do rio Elba e o Centro Histórico de Dresden

Catedral de Dresden (Hofkirche)

Passamos o dia pelas ruas desta cidade histórica incrível, que foi completamente destruída pelos bombardeios aéreos da 2ª Guerra Mundial e reconstruída algumas décadas depois. A cidade é tão bela que nos intriga pensar que praticamente todas estas construções estiveram ao chão há décadas atrás.

A estátua do Rei e o edifício da Ópera

Este imenso mural chamado Fürstenzug possui 102 metros e retrata uma procissão a cavalo dos governantes da Saxônia.

Fürstenzug (Procissão dos Príncipes)

Ele foi originalmente pintado entre os anos 1871 e 1876 para celebrar os 800 anos da dinastia de Wettin, família governante da Saxônia. Entre 1904 e 1907 foi retrabalhado em pastilhas de porcelana.

À beira do rio Elba temos um terraço considerado um dos mais bonitos do mundo (difícil não tirar mil fotos neste local)

Próximo ao terraço do rio Elba

Próximo ao terraço do rio Elba (Catedral ao fundo)

Ficamos apenas uma noite em Dresden e tomamos o trem para Munique, na Bavária, onde passaríamos as próximas três noites. Eu não conhecia Munique, mas já havia estudado sobre ela e conversado com pessoas que já passaram por lá. Posso dizer que a expectativa que era alta, foi superada! A cidade é um encanto! É linda, viva, alegre, com atrações diversificadas e ótima gastronomia. Os famosos Biergartens estavam fechados, mas era possível provar a cerveja alemã nos vários bares e cervejarias, como a famosa Hofbrauhaus – uma atração à parte, inclusive.

Hofbrauhaus, localizada na Platzl, famosa por suas cervejarias

Em Munique você se depara com refinados calçadões fechados, repletos de lojas renomadas, vários parques para passear ou pedalar, palácios, jardins e prédios históricos de cair o queixo, como o da Prefeitura.

Calçadão de Munique

Havia mercados de natal na maioria dos lugares que passamos. Alguns com restrições à venda de cerveja, mas todos os que estavam abertos ofertavam pratos típicos, como salsichas, pretzels e castanhas caramelizadas.

Igreja Católica localizada no Viktualienmarkt, no centro de Munique.

À direita, o prédio gótico da Prefeitura

Uma dica gastronômica é o Viktualienmarkt, com pequenos restaurantes, barracas de comida e outros produtos locais.

A partir daí, caminhe pela rua Theatinerstrasse em direção a uma das praças mais bonitas de Munique, com traços arquitetônicos italiano, a Odeonplatz

Prédio da Odeonplatz

Ainda nas redondezas, passamos pelo Hofgarten, um jardim impecável localizado entre o Residenz e o Englischer Garten.

Hofgarten (Jardins da Corte)

Saindo do Hofgarten rumo ao Englisher Garten temos o prédio da Chancelaria do Estado da Baviera que chama a atenção dos visitantes.

Um pouco mais adiante temos uma nova maravilha que harmoniza a natureza à grande cidade - o Englisher Garten.
Englisher Garten

No Englisher Garten, vá até o point do surf (Eisbachwelle). Impressionante!

Englisher Garten - Torre Chinesa

Em nosso último dia, visitamos o campo de concentração Dachau (pronuncia-se Darrau), localizado a 20km de Munique. Trata-se de local muito diferente de tudo que estávamos vendo, mas que nos faz refletir sobre as barbáries que o ser humano é capaz de cometer.

Para visitar Dachau basta tomar um trem na Estação Central e adquirir o bilhete na portaria do memorial. Ao desembarcar na estação ferroviária há duas opções para se chegar a Dachau: de ônibus ou caminhando por cerca de 30 minutos pelo Caminho da Recordação que nos guia desde a estação até o Memorial. Este era o trajeto que os prisioneiros eram obrigados a fazer quando chegavam de trem à cidade. Hoje, pela caminho, há diversos painéis com fatos históricos do holocausto.

No meio da tarde, retornando para Munique, passamos pelo Museu da BMW.

Como visitaríamos o Museu da Mercedes em Stuttgard, nossa visita se restringiu à bela área aberta ao público não pagante.

Museu da BMW

Após esta estadia de cultura, arte e história, tomamos um trem para Nuremberg, localizada ao norte da Bavária. Nesta região da Alemanha, se nota grandes diferenças arquitetônicas. As construções clássicas dão lugar ao famoso estilo einxaimel (Muito presente nos filmes do Pinóquio, lembra?).

A partir daqui, entramos em um mundo natalino perene! Não é só porque estávamos próximos a dezembro! As lojas natalinas de Nuremberg, com enfeites e decorações encantadoras ficam abertas durante todo o ano.

Vitrine de típica loja natalina

Para completar, esta cidade linda possui um charmoso castelo.

Nuremberg e a arquitetura einxaimel - Ao fundo, o castelo de Nuremberg

Castelo de Nuremberg

Do alto do castelo temos uma bela vista

Esta é uma cidade bem fácil de se locomover com caminhos muito agradáveis e surpreendentes.

Para deleite dos olhos e paladar, há diversas barracas como a da foto abaixo, com delícias típicas, doces e salgadas.

Por falar em culinária, em cada região da Alemanha recomenda-se experimentar a linguiça local: uma melhor do que a outra!

Igreja de São Lorenzo (Lorenzkirche)

Fonte gótica localizada na praça da Igreja de Nossa Senhora (Praça Principal)

Região próxima ao castelo

Igreja de St. Egidien e a estátua do Kaiser (Rei) Wilhelm

A igreja visitada de Nuremberg é, sem dúvidas a Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche). Tamanha atratividade muito se deve ao notável Männleinlaufen, um relógio mecânico instalado na igreja entre 1506 e 1509. Nele, o Imperador Romano é mostrado sentado com os príncipes-eleitores ao seu redor.

Igreja de Nossa Senhora (Frauenkirche)

O mecanismo do relógio é acionado ao meio-dia, quando um sino é tocado para iniciar uma sequência de trompetistas e baterista. Em seguida, há uma procissão dos eleitores em torno da figura do Sacro Imperador Romano. Nesta hora alguns turistas se aglomeram na praça em frente para registrar o momento.

Após passarmos o dia em Nuremberg, seguimos para pernoitar em Rotemburgo, na Baviera.

Rotemburgo

Bifurcação chamada Plönlein, considerada o "Cartão Postal" de Rotemburgo

Rotemburgo é uma cidade encantadora, daquelas que saltam os olhos a cada esquina. Para completar, seu centro histórico é totalmente cercado por muralhas medievais.

Muralhas medievais

Centro histórico

Catedral no centro histórico

Na manhã seguinte teríamos um longo dia, com várias conexões de trem, uma parada de 4h em Heidelberg, e Stuttgarg como destino final.

Eu havia visitado Heidelberg com minha família no verão europeu de 2008 e este local sempre me trouxe boas lembranças. Heidelberg é aquele tipo de cidade que tem um castelo maravilhoso no alto de uma colina, de onde se tem uma vista mágica de seu centro histórico, formado ao longo dos séculos, às margens de um rio de águas cristalinas. Nada mais a dizer, certo? Só estando lá para sentir.

Castelo de Heidelberg

Castelo de Heidelberg e o mercado de natal

Vista de Heidelberg a partir do castelo

Mercados de Natal de Heidelberg

Conforme planejado, ao fim do dia tomamos um novo trem rumo a Stuttgartcapital do estado de Baden-Württemberg (sudoeste da Alemanha). Esta cidade é conhecida como um núcleo industrial, abrigando as sedes e museus da Mercedes-Benz e Porsche. É uma bela cidade que harmonicamente mescla o moderno e o histórico.

Stuttgart

Novamente ficamos hospedados próximo à estação central e foi fácil se locomover por praticamente todas as atrações à pé. Só precisamos recorrer ao ônibus quando fomos ao museu da Mercedes.

Linda fachada do Centro comercial Königsbau, localizado na Königstraße ou Königstrasse - famosa avenida repleta de lojas, restaurantes e armazéns. Esta avenida é considerada o maior calçadão comercial da Europa, com 1,2 km.

Roda gigante localizada entre a Praça do Castelo (Schlossplatz) e o Castelo Novo (ao fundo)

Praça do Castelo (Schlossplatz) vista do alto da roda gigante

Ainda na praça do Castelo Novo, a Deusa da Harmonia se destaca no topo da coluna do jubileu de 1841.

Scholssplatz com o Castelo Novo ao fundo

Ao lado da Schlossplatz e em frente à Ópera há um belo lago

Ópera

Em Stuttgart também havia mercado de natal, com direito a pista de patinação à noite!

Mercado de natal

Catedral

Ainda nas proximidades, o mercado histórico de Stuttgart (Markthalle) é uma preciosidade gourmet e arquitetônica que vale a visita.

Markthalle
fonte: www.fuers-laendle.de

No primeiro andar há uma excelente opção para almoço - o pequeno restaurante Marktstüble.

Restaurante Marktstüble

Fechamos nossa passagem por Stuttgart visitando o museu da Mercedes, que fica um pouco mais afastado do centro, mas vale cada minuto do seu tempo!

Ao entrar no museu o visitante é direcionado a um elevador e segue para o último piso. De lá, desce por uma rampa espiral apreciando a exposição que segue uma ordem cronológica. Além de se encantar com os veículos, pudemos acompanha a história da Mercedes e do automobilismo e como ambas se inserem no contexto histórico geral da civilização.

Museu da Mercedes

Museu da Mercedes - design arrojado e pioneiro

Museu da Mercedes - Histórico Papa móvel

Museu da Mercedes - tradição em carros de corrida

Após duas noites em Stuttgart, seguimos para nosso destino final: Frankfurt.

A viagem para Frankfurt foi muito rápida, durando cerca de 1:30h (geralmente, os trens que unem cidades grandes na Alemanha são mais modernos e rápidos como os ICE).

Nesta grande cidade a arquitetura moderna circunda o encantador centro histórico, repleto de turistas e atrações, como a Ópera, a Catedral e o famoso cenário da praça de Römerberg com casinhas típicas de uma vila alemã.

Mercado de Natal na Praça de Römerberg

Mercado de Natal na Praça de Römerberg

À noite vale muito a pena voltar à praça de Römerberg. Ficamos encantados com o mercado de natal, que servia vinho quente, doces típicos, cervejas e famosos pratos locais, como as salsichas alemãs.

Praça de Römerberg à noite

Para completar, um lindo carrossel, todo iluminado...

Ópera

De volta ao centro, fomos a Catedral de Frankfurt, famosa por um incrível fato histórico - Em março de 1944, durante a 2a Guerra Mundial, como várias cidades alemãs, Frankfurt foi drasticamente devastada por bombardeios lançados pelos Aliados.

Catedral de Frankfurt

Cerca de 2000 prédios e casas em estilo einxaimel foram destruídos, inclusive todas as igrejas das redondezas, exceto esta Catedral.

estes Foto localizada dentro da Catedral. Impressiona, né?

Durante estes bombardeios de março de 1944, 1.500 pessoas perderam suas vidas em Frankfurt.

Memorial localizado ao lado da Catedral

No dia seguinte finalizamos nosso roteiro atravessando o rio Meno para conhecermos a região turística do vinho de maçã (Sachsenhausen). O vinho não é lá grandes coisas e a região não é imperdível durante o dia, mas pela estrutura montada, parece ser um área bastante agitada à noite.

Rio Meno

Margens do rio Meno

Bairro do vinho da maçã (Sachsenhausen)

Bairro do vinho da maçã (Sachsenhausen) - típica marcação nas ruas da região do vinho de maçã.

Nos despedimos de Frankfurt em um mercado de natal, apreciando um fondue de queijo acompanhado de uma taça de vinho quente (surpreendentemente gostoso).

Da Alemanha, retornamos com muitas lembranças boas, dentre elas, os sabores!

No dia seguinte, tomamos nosso voo de volta ao Brasil já pensando em uma próxima viagem! Xô pandemia!

Se tiverem dúvidas ou comentários, basta colocá-los logo abaixo! : )