Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Portugal

Portugal, muitas vezes citado como “o primo pobre na Europa”, não condiz nem um pouco com este injusto título. O país é lindo, rico, as estradas são espetaculares, os monumentos incríveis e tudo muito limpo e bem cuidado.

Os portugueses são agradáveis e gostam muito dos brasileiros. A gastronomia é maravilhosa e lá, provei os melhores doces da minha vida.

Realizei um roteiro de 7 dias e 6 noites, sendo duas em Lisboa, uma em Tomar e três em Porto.

As cidades são muito próximas umas das outras e, sem correria, vimos atrações em 12 cidades.

Lisboa

É possível conhecer as principais atrações de Lisboa em 1 dia. Alugamos um carro e ficamos com ele durante toda a viagem. Este fato nos proporcionou a agilidade e liberdade fundamentais para aproveitarmos da melhor forma possível esta viagem. As vagas em rotativo utilizam o sistema de parquímetro, bem simples de usar. Todos possuem o horário noturno livre, logo, deixamos o carro na rua todas as noites e não tivemos problemas.

Saímos do aeroporto de Lisboa às 7h e fomos direto conferir as atrações do Bairro de Belém. Lá conhecemos o Padrão do Descobrimento, a Ponte 25 de Abril, avistamos o Cristo Rei, que fica do outro lado do rio, a Torre de Belém e o impressionante Mosteiro dos Jerônimos, onde estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama.
Padrão do Descobrimento

Torre de Belém

Como ainda era muito cedo, não tivemos a oportunidade de subir na Torre, mas o passeio pela região compensou.

De lá partimos para a parte histórica de Lisboa, com suas ruas estreitas, lojinhas charmosas, monumentos e as famosas pastelarias com suas vitrines de dar água na boca.

A dica é: Encontre uma vaga para o carro e “se perca” pelos bairros Chiado, Alfama e Rossio.

Alguns destaques:

Praça Pedro IV
Praça do Comércio

Elevador Santa Justa (vista)

Convento do Carmo, destruído no terremoto de 1755. Monumento em memória à tragédia ocorrida no século XVIII.
 Convento do Carmo

Em seguida, pegue o carro e suba até o Castelo de São Jorge, que possui uma bela vista da cidade. No caminho para o Castelo passamos pela Catedral da Sé, mas não entramos.

Lisboa possui outras atrações. Se der tempo, conheça o Oceanário e o Mercado da Ribeira.

Não deixe de provar o bacalhau de Lisboa em um restaurante bem avaliado. Fizemos uma reserva no “As Salgadeiras” e provamos o melhor bacalhau das nossas vidas!

Sintra

No dia seguinte, pegamos nosso carro e fomos a Sintra. Esta é uma cidade que fica a 30 minutos de Lisboa e que possui um belo centrinho histórico, com lojinhas de souvenir, pastelarias, belos palácios, quintas e um castelo.

Como a cidade possui várias atrações, sugiro escolher algumas, como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, para não ficar muito cansativo. Se seu perfil for de visitar o máximo possível de atrações, esta cidade vai te agradar, pois opções não faltam.

Para este daytrip em Sintra, há a possibilidade de ir de transporte público. Como as atrações são localizadas bem distantes umas das outras, se você tiver optado por este meio de transporte, sugiro comprar o tíquete de ônibus que parte do centro e passa pelas principais atrações.
Palácio da Pena visto do Castelo dos Mouros

Ao meu ver, o Palácio da Pena é a principal atração de Sintra. Trata-se de uma construção que fica no alto da serra, que serviu de residência de verão para a família real portuguesa no século 19.

É um palácio muito bem conservado e com uma belíssima vista. A arquitetura, bastante pitoresca, mistura azulejos, cores fortes, esculturas bizarras e maçônicas. Vale a pena realizar a visita combinada com o Castelo dos Mouros, também localizado na serra.
Castelo dos Mouros

É possível caminhar pelas muralhas do castelo que, após um certo esforço físico, garantem vistas exuberantes do oceano, da vila de Sintra e do Palácio da Pena.

No centro histórico, experimente o doce Travesseiro (massa folhada recheada de creme de amêndoas servido quentinho). Uma delícia. Este doce, dentre outros, pode ser apreciado na Periquita, loja de doces mais tradicional de Sintra. Nesta loja o travesseiro é chamado de Travesseiro de Periquita.

Outras atrações:

Palácio Nacional de Sintra, localizado no centro de Sintra, não sofreu muitas alterações desde o século 16.

Quinta Regaleira: uma mansão construída por um rico excêntrico.

Palácio Montserrate: outro exemplo de palacete de verão.

Queluz, conhecido como o Versailles de Portugal. Fica no caminho entre Lisboa e Sintra.

Localização de Queluz

Óbidos

Em nosso terceiro dia de viagem nos despedimos da bela e surpreendente Lisboa e partimos para um dia cheio de atrações rumo a Tomar, onde pernoitamos.

Nossa primeira escala do dia, Óbidos, é uma belíssima vila medieval, cercada por muralhas do século 14, que exala charme e história.

Vila de Óbidos

As principais atrações são as muralhas, a Porta da Vila, a Praça de Santa Maria, a Igreja de Santa Maria e a Igreja de São Pedro.

A vila é tão charmosa e bem cuidada que o simples ato de percorrer os estreitos becos e ruelas medievais de Óbidos, com suas lojas de artesanato, pastelarias e vendas de Ginjinha – um típico licor da região – vale a visita.

Nazaré

Seguindo nossa programação inicial, nossa próxima parada seria Alcobaça, mas decidimos incluir a cidade de Nazaré, conhecida por suas praias de ondas gigantes. Esta é uma das vantagens de se estar de carro em Portugal. As cidades são muito próximas e, sem prejudicar a programação, é possível incluir no roteiro surpresas como esta.

Praia de Nazaré

A praia que conhecemos possui lindas falésias e uma faixa de areia impressionantemente extensa. Se estiver na hora do almoço, há ótimas opções nos restaurantes a beira mar. Não é uma atração imperdível, mas como ficava a 8km de onde estávamos, valeu a pena conhecer.

Alcobaça

Após nosso passeio na praia, partimos para Alcobaça para conhecer seu famoso Mosteiro. Esta sim, uma parada obrigatória para quem aprecia história e arte.

Mosteiro de Alcobaça

Este grande mosteiro, além de ser considerado Patrimônio da Unesco, possui o título de uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Conheça a igreja e os belos túmulos do casal D. Pedro I e D. Inês, a cozinha, que possui um sistema de água corrente onde os monges pescavam, o Claustro e a Sala dos Reis, com belíssimos painéis de azulejo e estátuas dos reis portugueses.

Cozinha do Mosteiro

A visita à igreja, onde estão os túmulos, é gratuita, mas a entrada ao mosteiro é paga.

Se você pretende visitar os mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar compre o bilhete “Rota do Patrimônio” e economize alguns euros. Este “tíquete-combo” pode ser comprado em qualquer um dos monumentos.

Dica gastronômica: Após a visita ao mosteiro, experimente os doces da Pastelaria Alcoa, que fica bem em frente ao mosteiro. A doceria é premiada e oferece excelentes pastéis de nata, quindins e outros.

Pastelaria Alcoa

Batalha

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Batalha é o símbolo da vitória dos portugueses sobre os espanhóis no século 14 - A Batalha de Aljubarrota, como ficou conhecida a luta pela sucessão ao trono português, entrou para a história como um dos acontecimentos mais decisivos da política no país

Mosteiro de Batalha

O Mosteiro da Batalha é um fascinante monumento gótico que levou quase 200 anos para ficar pronto. Ao entrar na igreja, logo à direita há uma capela onde estão os túmulos de João I, ao lado da esposa, D. Filipa, e dos filhos.
Observe no interior da igreja a beleza dos vitrais e das luzes coloridas refletidas no piso por onde caminhamos. É encantador.
 Vitrais do Mosteiro de Batalha

Não deixe de visitar a parte de trás da igreja, onde estão as Capelas Imperfeitas que, apesar do nome, são majestosas. Note a delicadeza da arquitetura que mais parece um bordado feito a mão.

Fátima

Seguimos de Batalha para o Santuário de Fátima, onde estão a Capelinha das Aparições, construída em 1920, no local exato onde Nossa Senhora teria aparecido para as três pastorinhas, e a Basílica, construída em 1928.

Santuário de Fátima

A todo o momento ocorrem missas em vários idiomas e é possível ver a chegada de peregrinos ajoelhados, em demonstração de fé e agradecimento. Atrás da Basílica há uma loja de artigos religiosos que podem ser benzidos após as missas pelos padres.

Tomar

No fim da tarde chegamos a Tomar e jantamos muito bem em restaurante estilo Taberna, localizado na bela e histórica praça da República. No dia seguinte fomos conhecer o Castelo de Tomar.

Castelo de Tomar

Trata-se de um castelo construído pelo grão-mestre da Ordem dos Templários em 1160, na Idade Média.

Sua função inicial era criar uma linha defensiva entre Santarém e Coimbra, que na época era capital do recém-criado país. Enquanto era construído, uma vila abaixo do castelo surgiu e foi crescendo.

Em 1418 a antiga construção militar tornou-se também casa de monges, com a construção do Convento de Cristo, que hoje possui quatro grandes claustros.
Convento de Cristo
Além de visitar o Castelo e Convento, vale a pena passear pelo charmoso centro histórico da cidade.
Praça de Tomar

Coimbra

Saímos de Tomar em direção a Coimbra.

Infelizmente no dia de nossa visita, que contava com uma extensa programação, fomos recebidos por uma chuva torrencial que nos permitiu somente conhecer o imperdível: a parte histórica da famosa Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra é conhecida no mundo inteiro por ser uma das primeiras da Europa, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis.

A visita que fizemos inclui acesso à Biblioteca Joanina (uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, onde observa-se muito ouro proveniente do Brasil), a Capela de São Miguel, a Sala dos Capelos, a Sala do Exame Privado e a Sala das Armas.

Biblioteca Joanina

Além da Universidade, há vários outros pontos turísticos e históricos que devem ser muito interessantes, que no nosso caso, ficaram para uma próxima visita.

Porto

Chegamos em Porto no fim da tarde e almoçamos a noite no requintado restaurante O Paparico. Uma experiência inesquecível e singular. Se estiver curioso, leia as avaliações do restaurante no Trip Advisor e, se couber no orçamento, se permita conhecer um restaurante Recomendado Michelin e seja literalmente paparicado.

Restaurante O Paparico

No dia seguinte iniciamos nosso passeio pelas atrações desta linda cidade de ladeiras e ruelas estreitas. Nosso hotel (Moov) era muito bem localizado e realizamos o roteiro a pé, conhecendo a Igreja de Santa Clara, as ruas da Ribeira, a Câmara Municipal e sua bela praça, a Catedral da Sé, a Torre dos Clérigos, a Muralha Fernandina, a estação São Bento (reparem os famosos azulejos portugueses) e a ponte D. Luis I.

Catedral da Sé

Ponte D. Luis I

Do outro lado do rio Douro está Vila Nova de Gaya, onde ficam as famosas e deliciosas caves de vinho do Porto. São várias. Não deixe de visitar alguma. Se estiver com tempo, há um ingresso combo para conhecer três caves (Sandeman, Ferreira e Offley ). Cada visita leva cerca de 30 minutos e no final as caves oferecem uma degustação de dois tipos de vinho do Porto.

Vista de Porto a partir de Vila Nova de Gaya

Cave Sandeman

Cave Ferreira

Se o clima permitir, faça um passeio pelo Rio Douro e suba até Peso da Régua, uma das cidades onde ficam as oliveiras e videiras, onde é possível conhecer onde as uvas são processadas.

Guimarães

Guimarães e Braga encaixam-se perfeitamente em um daytrip partindo de Porto.

Neste dia saímos cedo rumo a Guimarães, cidade considerada “berço” de Portugal e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em uma manhã ou tarde é possível conhecer o centro medieval de Guimarães e a área do imponente castelo que há no centro, onde nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
 Castelo de Guimarães
Logo abaixo do castelo está a Capela de São Miguel, onde se localiza a pia onde D. Afonso Henriques foi batizado. Ao lado da Capela temos o Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV, que pode ter seu bem conservado interior visitado.

Braga

Partimos de Guimarães para a vizinha Braga, conhecida como um dos principais centros religiosos do país, cheio de igrejas barrocas, em especial a Sé Catedral (a mais antiga do país) e a Igreja de Santa Cruz. Sua principal atração é o Santuário do Bom Jesus do Monte, localizado no alto de uma colina. Você pode subir de funicular, de carro ou se aventurar por uma famosa escadaria barroca.

Basílica-menor do Santuário

Escadaria para o Santuário

Funiculá

O Centro Histórico e lindo e ainda mais agradável do que o de Guimarães. Vale a pena se “perder” por suas ruelas.
Enfim, com esta visita fechamos com chave de ouro nossa breve e proveitosa passagem por Portugal, com o sentimento de que um dia voltaremos às terras do bacalhau.

Você pode contribuir com este post comentando logo abaixo! : )

1. Espetacular, Kelly! Seus Posts são objetivos e úteis! Parabéns!