Translate

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Belo Horizonte - Pontos Turísticos


Como residente desta querida cidade, esta postagem não poderia ficar de fora do Blog Viagens Planejadas por Mim!

A capital mineira é uma cidade pouco comentada turisticamente, porém repleta de atrações para todos os tipos de público.

Meu objetivo neste relato foi resumir os principais pontos para visitação para que cada um possa selecionar aqueles que mais convierem ao seu perfil de viajante e tempo de permanência.


Lagoa da Pampulha e Mineirão
Dentre várias atrações, se destacam em BH dois excelentes complexos turísticos: O conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha e o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Se você tiver poucos dias na cidade, sugiro priorizá-los.

Circuito Cultura da Praça da Liberdade

Sua construção teve início no final do século XIX para abrigar a sede do Governo com os prédios do Palácio da Liberdade e das primeiras Secretarias de Estado. As construções desta época remetem ao estilo neoclássico, porém, os novos prédios que foram surgindo nas décadas seguintes mostram outros estilos, como os modernistas Edifício Niemeyer e Biblioteca Pública, ambos projetados por Oscar Niemeyer em meados do século XX.

A praça, localizada em uma região nobre de Belo Horizonte, conta ainda com um coreto e fontes luminosas. Seus jardins, inspirados no Palácio de Versalhes, são um convite para passeios e caminhadas.


Aproveite! Todas as atrações têm entrada gratuita.




Após a construção da Cidade Administrativa, em 2010 a Praça da Liberdade passou a ser um Circuito Cultural, abrigando diversas instituições relacionadas à cultura, como museus e um planetário.
Algumas de suas principais atrações são:

Memorial Minas Gerais Vale

Praça da Liberdade | Esquina com Rua Gonçalves Dias
Este museu apresenta obras que retratam a história e cultura do Estado de Minas Gerais.
Há exposições de fotografias, salas de vídeos, salas interativas, mostras de bordados, enfim, é uma atração muito interessante e que não deve ficar de fora de nenhum roteiro turístico pela capital mineira.

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450
O CCBB de Belo Horizonte ocupa o histórico prédio bege da Praça da Liberdade, que já abrigou importantes Secretarias de Estado.
No espaço são promovidas atividades nas áreas de artes plásticas, artes cênicas, música e programas educativos. As exposições temporárias estão sempre presentes e convidam para este agradável passeio.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Praça da Liberdade, s/n Prédio Rosa
  
Situado em um belíssimo prédio, este museu, muito frequentado por estudantes, possui um excelente acervo de minerais e salas de vídeos e outras atrações que tratam da importância da mineração e de sua história. Muito interessante para quem aprecia o tema.

Palácio da Liberdade

Sede histórica do Governo de Minas Gerais e antiga moradia de Governadores, como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, considero esta a mais bela atração do Circuito.
Infelizmente encontra-se fechado para visitas a cerca de um ano para obras de revitalização.
Vale a pena consultar o site antes de sua viagem para se certificar se reabriram as visitas, que geralmente devem ser pré-agendadas.

Edifício Niemeyer

Edifício residencial construído no estilo modernista, projetado por Oscar Niemeyer, no século XX.

Centro de Arte Popular Cemig

R. Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes
Após a visita à Praça da Liberdade, vale a pena conhecer este museu que fica a uma quadra, saindo pela Rua Gonçalves Dias. Trata-se de um espaço muito agradável localizado em um belíssimo prédio de quatro andares onde exemplares de obras mineiras são apresentados.
Além das atrações descritas, compõe o Circuito Cultural Praça da Liberdade a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu Mineiro – que conta com uma excelente opção de restaurante para seu almoço, e a Casa FIAT de Cultura.
Lagoa da Pampulha e seu Conjunto Arquitetônico
Lagoa da Pampulha
O Conjunto Moderno da Pampulha, composto pela Igreja de São Francisco de Assis, pela Casa do Baile, pelo Museu de Arte (antigo cassino), pelo Iate Clube e pela Casa Kubitschek está na lista da Unesco como candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade.
Todas estas belas obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer localizam-se às margens da Lagoa da Pampulha.

Iate Tênis Clube

Av. Otacílio Negrão de Lima, 1.350

Casa do Baile

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751

Museu de Arte da Pampulha

Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585

Igreja São Francisco De Assis

A Igreja São Francisco De Assis, carinhosamente chamada pelos belorizontinos de Igrejinha da Pampulha, é certamente o principal cartão postal da Capital.

Parque Guanabara

Logo à frente da Igrejinha se localiza o parque Guanabara, muito querido pelas crianças da capital. A roda gigante possui uma linda vista da Lagoa.

Mineirão

Além destas atrações, sugiro conhecer nos arredores o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido pelo Brasil a fora como “Mineirão” e como “Gigante da Pampulha” pelos torcedores da capital.

Centro de Cultura Presidente Itamar Franco - Sala Minas Gerais

Inaugurada em 2015, a Sala Minas Gerais, localizada no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no bairro Barro Preto, é um amplo espaço destinado a oferecer à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, uma sede para realizações de ensaios e apresentações em nível internacional de concepção acústica.
Entre no site e confira a programação.

Igrejas

Além da Igrejinha da Pampulha, destaco abaixo três igrejas que merecem ser incluídas em seu roteiro.
Basílica Nossa Senhora de Lourdes
Na minha opinião, a mais bela de todas, com sua arquitetura predominantemente neogótica e pintura em tons pastéis. A Basílica está localizada bem próximo à Praça da Liberdade, o que facilita sua visitação.

Igreja São José

 

Recentemente esta bela igreja, localizada no Centro de Belo Horizonte, foi restaurada e voltou a exibir as cores fortes da época da sua construção, há mais de cem anos atrás.

Catedral Nossa Senhora Boa Viagem

A Catedral da padroeira de Belo Horizonte, inaugurada em 1923, se localiza em um quarteirão totalmente arborizado e sem grades, o que a deixa ainda mais bonita.

Feira Hippie
Localizada próximo ao Parque Municipal, a Feira Hippe ocorre sempre aos domingos, pela manhã.
Lá pode-se encontrar artesanato, bijuterias, barracas gastronômicas, objetos de arte, móveis e roupas para bebês, brinquedos, ou seja, tudo que uma boa feira de rua pode oferecer.
Como em qualquer capital, não se esqueça de guardar bem seu dinheiro e deixar joias e objetos de valor no hotel para visitar a feira. Evite aborrecimentos.

Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa)
Também conhecida como Praça do Papa, proporciona uma bela vista da cidade.

Palácio Das Artes

 

O Palácio das Artes é o maior centro cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina. Situado dentro do Parque municipal, o complexo é voltado para a exibição de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e música popular, além de possuir salas para exposições em geral.
Consulte a agenda no site.


Parques



Parque das Mangabeiras


Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras




Localizado aos pés da Serra do Curral e ainda dentro de Belo Horizonte, é uma ótima opção para um agradável passeio ao ar livre.
Com projeto paisagístico assinado por Burle Marx, é a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de m² de matas nativas, onde se pode fazer trilhas, piqueniques e praticar esportes.
  

Parque Municipal Américo Reneé Gianetti


O Parque Municipal de Belo Horizonte é um oásis em meio ao hipercentro da Capital. Aos finais de semana várias famílias a lá se dirigem para desfrutar de eventuais consertos gratuitos, das agradáveis áreas verdes e das diversas atrações infantis, como brinquedos e passeios de burrinho.

Shopping Centers

Caso esta seja a sua praia, seguem algumas sugestões:

Shopping Diamond Mall

Este é o Shopping que considero o mais bonito da cidade. A localização é em um dos pontos mais nobres da cidade e as lojas das grifes mais caras.

BH Shopping

Acredito que seja o maior de BH. Possui todos os tipos de lojas, para todos os tipos de público. Possui uma ala gastronômica só com bons restaurantes.

Pátio Savassi

Muito bem localizado e com ótimas opções para almoçar ou fazer um lanche.


Além destas há várias outras opções, como o Minas Shopping, O Boulevard e o Shopping Estação.

Museu de Ciências Naturais

Av. Dom José Gaspar, 290
Excelente atração para os adultos, mas, principalmente para as crianças!
As esculturas de dinossauros dispostas no jardim frontal, bem como as ossadas (há réplicas e originais) e animais empalhados apresentados no interior do edifício, fazem a alegria das crianças.

Museu Histórico Abílio Barreto

Av. Prudente de Morais, 202
A principal atração deste Museu, localizado no bairro Cidade Jardim é o casarão, remanescente da época do antigo Curral del Rey, arraial que deu origem à cidade de Belo Horizonte em1897.
Este museu apresenta obras que contam a história da capital mineira distribuídas em salas que agradam a todas as idades.
Na parte externa, o destaque é uma Maria Fumaça, muito bem conservada, que combinada ao casarão nos leva a outros tempos.

Bares e clubes

Como não poderia faltar em um relato sobre atrações da capital mineira, recomendo com entusiasmo os bares e botecos da cidade.
Há um ditado popular na boca dos mineiros que diz “já que não tem mar, vamos para o bar!”
Os belorizontinos adoram bares, choperias e casas noturnas. Como há grande rotatividade na classificação de qual ou quais estão mais em voga, recomendo buscar indicações junto aos moradores/concierges na ocasião da visita.
Atualmente, eu indicaria:
  • Circus Rock Bar e Jack Rock Bar – Balada com música ao vivo
  • Chopperia Albanos ou Choperia Pinguim – Ficam cheias quase todos os dias
  • Restaurantes do entorno da praça Marília de Dirceu
  • Bares da Praça da Savassi
  • Botequins do bairro Santa Tereza

Mercado Central de Belo Horizonte

Avenida Augusto de Limas, 744
Com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um misto de atração turística e ponto comercial muito frequentado pelos belorizontinos. Há quem lá frequente para comprar alimentos frescos, como queijo minas, frutas e doces, aqueles que vão para apreciar o famoso fígado acebolado com os amigos aos domingos e outros que buscam outros artigos, como artesanatos ou flores.
Os corredores do mercado são divididos por temas, como o dos queijos, doces, artigos religiosos, etc. Se você aprecia a culinária mineira, é um bom local para visitar no horário do almoço ou para um happy hour informal.
 

Praça Rui Barbosa (Praça da Estação)

Avenida dos Andradas, 201
A Praça Rui Barbosa é atualmente um dos principais espaços públicos para a realização de shows e eventos. Nela acontece uma das maiores festas juninas do país, o Arraial de Belô.
Abriga ainda a Estação Central do Metrô e o Museu de Artes e Ofícios, o único museu do gênero na América Latina, implantado em um belo edifício neoclássico.

Atrações no entrono de BH

Após percorrer estas, que considero as principais atrações de BH, sugiro a quem estiver com mais tempo na cidade, outras programações, um pouco mais afastadas, mas que merecem destaque:

Instituto Cultural Inhotim

R. B, 20 - Centro, Brumadinho
Ao meu ver, esta seria imperdível.
Localizado em Brumadinho (53km de Belo Horizonte), este museu ao céu aberto apresenta obras contemporâneas de notoriedade internacional distribuídas em uma área de 100 hectares de jardins muito bem cuidados e com vasta gama de raras espécies tropicais.
Há boas opções para refeições e lá, certamente, você não notará as horas passarem.

Circuito histórico (Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes)

Certamente se eu fosse detalhar as atrações do Circuito histórico de Minas Gerais eu precisaria de pelo menos mais um post!
Neste relato sobre BH, deixarei somente a sugestão de inclusão em seu roteiro de algumas destas lindas cidades da época do ouro.
Distâncias de Belo Horizonte:

Ouro Preto

98km

São João Del Rei

186km

Mariana

114km

Tiradentes

190km

Atrações naturais


Serra da Moeda

59km

Serra do Cipó

100km

Gruta de Maquiné (Cordisburgo)

120km


Você pode contribuir com este post comentando logo abaixo! : )


5 comentários:

  1. Uau, BH é tão pertinho pra nós, quantas opções de lazer e entretenimento, amei as dicas! Show!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Bem completo. Mencionou detalhadamente os pontos turístico e boêmios como Santa Tereza. Eu recomendo .

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!!! Também adoro viajar e acessarei sempre que programar a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Também não sabia que BH tinha tantas coisas incríveis para fazer! Vou sair mais!

    ResponderExcluir